Categorias
Artigos

Revisão do meu Ano de Ler e Escrever

O meu tema para 2022 foi Ler e Escrever.

Vou ser sincero: este não foi um dos meus anos favoritos. A mudança de emprego e de cidade adicionou muito estresse na minha vida, do qual ainda não consegui me recuperar. Pelo menos há um novo integrante na família para alegrar as coisas.

A minha prioridade era ler livros, e eu li 34 livros neste ano; nada mal, mas muito abaixo da minha meta de 60 (5 por mês), um número ambicioso inspirado por Cal Newport. Se ele, com 3 filhos e 2 empregos, consegue ler tanto, por que eu não consigo? É sinal de que não priorizei tanto assim. Voltando ao parágrafo anterior: o estresse me fez querer ver mais séries e ler menos livros, o que em teoria é OK; mas eu chego ao final do ano me sentindo não OK com isso. Em 2023, eu quero intensificar ainda mais o hábito de leitura, e baseado nesse ano, já aprendi que isso significa me importar menos em “ler livros físicos” e mais adotar o pragmatismo do Kindle. A leitora pode conferir algumas das minhas resenhas de livros aqui.

Leitura para mim inclui estudo, e nesse ano eu foquei em alguns concursos, todos sem sucesso. Isso me fez refletir também: é isso que quero para minha carreira? Continuar estudando e fazer concursos? Apesar do resultado ter sido um fracasso, o método é um sucesso: reforçar um tema para o ano me ajudou a justamente prestar atenção. Eu priorizei estudar como parte do meu Ano de Ler e Escrever, percebi que não deu certo, mas eu não deixei de seguir o tema. Eu li muitos livros-texto e escrevi muitas notas; missão cumprida.

Por último, o grande resultado da parte de escrita, e a que mais deu certo, foi a minha páginas de notas de aulas, que evoluiu para um segundo blog, em inglês e muito mais técnico que esse aqui, e eu encerro o meu Ano de Ler e Escrever me fazendo esta pergunta: meus blogs estão dando certo? Vale a pena continuar em 2023?

Amanhã vamos saber o meu grande tema para o próximo ano…

Por Fábio Fortkamp

Pai do João Pedro, Marido da Maria Elisa, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina, católico devoto, nerd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.