Categorias
Artigos

Revisão de Janeiro 2021 e Planejamento de Fevereiro 2021

Totalmente roubado da Thais Godinho, vou experimentar aqui em FabioFortkamp.com uma série de posts regulares revisando e planejando meus meses.

Este ano de 2021 é o Ano da Diversão, e até então tenho alternado sucessos e falhas. Acho que tenho conseguido aproveitar mais as coisas, como brincadeiras com meu filho; filmes com minha esposa têm se tornada uma rotina; e tento reenquadrar situações monótonas – como ficar calmamente tomando notas de livros enquanto espero o carro ficar pronto da revisão. Porém, os níveis de estresse continuam altos, com o desafio interminável de combinar paternidade com ambição. Eu sou imperfeito.

As minhas metas para o mês de janeiro eram:

  1. Completar as viagens de verão, o que inclui a manutenção de rotina que já estava programada no carro (e que rendeu uma hora e meia de concentração para ler, vide parágrafo acima)
  2. Finalizar os planos de aulas (notas, slides, exercícios) de todas as aulas que devem acontecer até o Carnaval – as aulas retomam nessa quarta-feira 03/fevereiro.
  3. Publicar 4 posts no blog

Felizmente, consegui cumprir todas. Depois de viagens muito agradáveis, estamos de volta na nossa casa que adoramos, e o carro está revisado depois de viajar por esse milhar de quilômetros. Pela primeira vez desde que comecei a dar aulas, tenho mais de 2 semanas de um buffer de aulas, sem precisar correr tanto para finalizá-las, e aos poucos abrir espaço para outras atividades profissionais. E tivemos 6 posts no blog.

Porém, nesses últimos dias, eu percebi o quando ainda não incorporei uma frase perfeita da Laura Vanderkam: não existem semanas típicas. Eu passei o domingo finalizando as aulas para cumprir a meta e me dar tranquilidade, e isso foi necessário por inúmeras pequenas coisas que aconteceram durante os dias de trabalho: o bebê com dias mais carentes que o normal, noites mal dormidas, viagens de última hora e às pressas ao mercado. Mas essas interrupções não são a exceção; hoje é segunda-feira e já sei que inúmeros imprevistos vão acontecer. O resultado da minha ânsia por cumprir as metas me deixou estressado, calado, a ponto de minha esposa perguntar o que estava errado comigo. Vou tentar lembrar do tema melhor nesse mês que se inicia.

Falando nele, aqui estão as minhas metas para o mês de fevereiro de 2021:

  1. Aproveitar um pouco o Carnaval de 2021, com refeições gostosas em família, talvez até um passeio com distanciamente social
  2. Finalizar as aula do Verão de 2021 (i.e. até 21/03/2021)
  3. Retomar os estudos para um concurso de professor efetivo que deve ocorrer nesse ano

Todas essas metas ficam registradas no meu Bullet Journal, para serem consultadas regularmente, sempre que faço o plano do dia. Seguindo exemplo da Thais Godinho que linkei no início desse posto, eu faço um plano inicial no meio do mês anterior e reviso na passagem de um mês para outro. Fundamental é ter o calendário sempre aberto e revisá-lo, para ver o que vai acontecer – por exemplo, notar que há um Feriadão nesse mês me ajuda a decidir que quero aproveitá-lo o máximo possível e então tomar providências.

E a leitora, o que pretender realizar nesse mês – mais curto mas ainda significativo?

Por Fábio Fortkamp

Pai do João Pedro, Marido da Maria Elisa, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina, católico devoto, nerd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.