Categorias
Artigos

2021: O Ano da Diversão

O meu tema para 2021 é o Ano da Diversão.

Em 2020, eu fiz bastante coisa. Quando paro para pensar que criei um filho no seu primeiro ano ao mesmo tempo em que ministrei 17 créditos semanais em um curso de Engenharia Mecânica, praticamente apenas trabalhando de casa, eu me sinto levemente insano. Deu certo, eu consegui, mas eu preciso de um pouco de equilíbrio.

À medida que vou finalizando mais um semestre acadêmico, as aulas que tenho de preparar estão ficando mais redondas; meu orientador muito sabiamente me deu a dica de que são necessários três semestres para você realmente montar uma disciplina. Nesse ano, eu não preciso mais partir de uma velocidade inicial nula, mas refinar o que já fiz.

Meu filho também está crescendo, eu estou ficando mais habilidoso em conciliar paternidade com outras coisas. Eu não me iludo: vai demorar décadas até meu filho se tornar independente, mas o sono dele está se tornando mais estável, ele se movimenta pela casa sozinho, e, mais importante, estou brincando mais com ele e vigiando menos, o que quero reforçar mais nesse ano.

No que quero me divertir? O primeiro ponto é esse blog. Eu genuinamente gosto de escrever, e meus momentos de trabalho mais feliz são quando eu consigo separar um tempo para mostrar meu trabalho. Quero publicar mais nesse ano, e voltar a fazer desse blog uma parte importante da minha vida, como foi quando comecei.

Tenho alguns sonhos mais ousados também, como voltar a tocar violão, principalmente quando estiver com meu filho. Quero comprar um, voltar a estudar, e incentivar a musicalidade do meu menino – e a minha. Gostaria de poder jogar mais também, como forma de extravasar um pouco. Fazer coisas que não são relacionadas ao trabalho é uma questão de saúde mental.

Em 2020, eu tive poucos finais de semana de descanso, e está na hora de mudar isso. Eu já vinha pensando nisso, e Rob Walker sugeriu na sua última newsletter, em explorar mais a minha região. Quero fazer pequenos passeios em família, sempre de máscara e mantendo distanciamento social.

Onde vou arranjar tempo para isso? Da mesma forma como faço todas as outras coisas na minha vida atual: arranjando alguns minutos aqui e ali. Eu achava que não tinha tempo para exercícios, mas voltei a correr regularmemte. Eu achava que não conseguiria dar conta de 5 disciplinas, mas recebi até elogios pelas minhas aulas.

O Ano da Diversão não é um período de férias de 365 dias. Eu vou manter meus compromissos com meus alunos, criar meu filho, amar minha esposa, manter minha casa. Mas, a cada passo que tomar: vou me perguntar: é possível fazer isso de maneira divertida?

Por Fábio Fortkamp

Pai do João Pedro, Marido da Maria Elisa, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina, católico devoto, nerd

Uma resposta em “2021: O Ano da Diversão”

Fábio, toda a vez que leio esse teu blog, sinto-me inspirado e tentar ser mais focado como você.
Espero que consigas fazer um 2021 o ano equilibrado que desejas.

Forte abraço,
Fernando Reis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.