Categorias
Artigos

Revisão do meu tema de 2020: O Ano do Novo

O meu tema para 2020 foi O Ano do Novo.

Nesse último dia do ano, parei para refletir e me assustei com a quantidade de coisas novas que passaram pela minha vida.

Eu aprendi a ser pai, e não há nem o que selecionar para falar do que foi novo porque tudo foi. Eu não sabia nada, e agora sei um pouquinho mais que nada. Não escondo de ninguém: a parte mais difícil foi lidar com o sono altamente irregular. Estou no processo de aceitar isso, ao mesmo tempo em que o sono do meu filho vai se estabilizando.

Eu e minha família fomos morar em uma nova cidade: Joinville. Em janeiro, peguei o carro e fui até lá, visitei meia dúzia de apartamentos, e escolhi um que parecia adequado. Mas meu cérebro estava acostumado a avaliar espaços e situações para um casal, e agora havia uma criança junto. Quando ele começou a crescer, e quando a pandemia estourou, a falta de espaço ficou evidente; não sabíamos nem se era seguro pegar o elevador para ir passear.

Mudamo-nos para a casa de praia da família, em Florianópolis, que fica vazia no inverno. E que experiência foi, morar na praia por um pouco mais de estação! Passear com ele todo dia pelas ruas vazias (e sem ter de compartilhar elevador) foi um dos pontos altos do ano. Viramos frequentadores conhecidos das lojas do bairro e, pela primeira vez na vida, eu morei em uma casa.

Na primavera, voltamos para Joinville, mas a experiência na praia me arruinou: eu queria ir para uma casa. Assim, mudamo-nos de novo e alugamos um casa. O ano de 2020 foi quando eu me tornei “dono de casa”, com todas as rotinas de manutenção mas com todo o espaço disponível.

Desde então, aprendemos de fato a morar em Joinville. Eu conheci novos lugares para correr; conhecemos novos restaurantes; já até consigo dirigir sem GPS para a maioria dos lugares.

Em 2020 também comecei um novo emprego, aprendendo a preparar aulas e em seguido re-aprendendo, desta vez online. Experimentei várias ferramentas novas: Moodle, BBB, Screenflow. Passei a usar o tão-falado Notion. Comprei livros novos, gadgets novos, montei o meu escritório.

O sistema de temas funciona. Minha vida em 2020 foi muito diferente de 2019. A cada decisão, eu tinha o tema em mente, o que levava a querer arriscar e experimentar.

Amanhã, eu vou contar para vocês o meu tema de 2021.

Por Fábio Fortkamp

Pai do João Pedro, Marido da Maria Elisa, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina, católico devoto, nerd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.