Carta aos CDFs

Ei, você. Sim, você, o gordinho CDF sentado na primeira fila de carteira, quase colado no quadro-negro. O puxa-saco dos professores. Aquele de quem todo mundo cola nas provas. O que não gosta tanto assim de festas e baladas, mas vai forçado para se integrar; eu sei que você preferia ficar em casa lendo um livro. O que gosta de Física mas mata a aula de Educação Física.

Precisamos conversar. Deixe-me contar como você acha que vai ser a sua vida. E depois deixe eu dizer como vai ser de verdade.

Eu já fui assim como você. Na verdade, eu ainda sou um CDF, um nerd, só estou mais maduro e não esquento a cabeça com isso. Ainda sou tímido, ainda tenho pânico de multidões, ainda me sinto desconfortável conhecendo pessoas novas. Isso não sai de nós; o segredo é saber lidar com esses nossos defeitos.

Eu sei como você vê o seu futuro. Vai entrar em alguma profissão bem técnica — engenharia, quase certamente, ou talvez computação. Como você não gosta de fazer exercícios, vai ser sermpre obeso, tomando uma garrafa de Coca-Cola por dia e comendo chocolate no café da manhã. Na faculdade, os seus colegas vão para festas muito loucas, regadas a sertanejo universitário (na verdade, esqueça isso. Quando você entrar na faculdade a moda vai ser outra), ou qualquer gênero que você odeia. Seus amigos vão comer (perdão, fazer sexo com) a faculdade inteira, e você vai morrer virgem. Você sempre vai ser o amigo esquisito, que as pessoas vão convidar para aniversários e casamentos por pena.

Eu sei, eu sei, quando você está entrando no ensino médio, a vida parece realmente que vai ser assim. Que diabos, alguns dos seus amigos já estão transando e você mal beijou na boca. É estranho. Você é estranho.

Agora, eu tenho 25. Sou Engenheiro Mecânico formado numa Universidade Federal, quase mestre em Engenharia. Saí há 8 anos da escola, e ainda tenho contato freqüente com meus amigos — até fui convidado para ser padrinho de casamento de dois deles. Já morei em Portugal e na Alemanha. Mantenho esse blog, que já fez um ano. Estou namorando há um ano com uma menina maravilhosa que aceita as minhas nerdices frequentes. Escolhi a carreira acadêmica, e minha família me dá suporte a isso. Gosto de cozinhar, de comer, de beber, de ouvir música, de dançar (acredite se quiser, nerds também dançam).

Na faculdade conheci gente como eu, e conheci aqueles que pegavam todo mundo. Passada a faculdade, algo estranho aconteceu. Os meus amigos nerds estão muito bem — alguns casados, muitos já mestres, todos bem realizados profissionalmente. Os “baladeiros” via de regra estão sozinhos, trabalhando feito condenados em algum lugar do mundo, ganhando mais do que conseguem aproveitar no tempo disponível.

É normal você ser assim. Aceite-se. Se você não quer ir naquela festa, não vá. Vão surgir festas nas quais você vai querer ir, você só precisa achar o seu tipo. Se você não consegue se entrosar com os mais populares, deixe para lá; existem amigos feitos para você. Leia os seus livros, veja os seus filmes — aliás, aproveite enquanto você tem tempo para isso. Provavelmente você vai ficar com poucas meninas, mas quem se importa (tirando aquela tia que quer saber quando você vai deixar de ser um solteirão — aos 20)? Um dia, você vai estar fazendo algo de que gosta, na companhia dos seus amigos, e vai conhecer alguém. Relaxe.


Apenas, se me permite dar um conselho, ache um esporte. Você pode ser um nerd, só é melhor se for um nerd saudável. Eu sei que você é o pior jogador de futebol do mundo (depois de mim), mas experimente outras coisas. Tente um esporte individual, como uma corrida, ou pedaladas. Escute uma música, um podcast, ou um audiolivro. Com o tempo você se acostuma.

Confie em mim, você vai se dar bem na vida.

Advertisements

2 thoughts on “Carta aos CDFs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s