Hoje de manhã, eu postei a minha lista de tarefas no LinkedIn:
Nesse mês de novembro, meu foco está em corrigir a primeira rodada de avaliações, enquanto preparo a segunda. Isso significa que há dias como hoje, onde eu tenho 11 trabalhos a corrigir. Podia ser pior.
Nesse tempo de aulas remotas, não há entrega de relatórios de papel, apenas documentos em PDF via Moodle. Após a entrega dos trabalhos, eu faço o download de todas as submissões e organizo-as adequadamente em uma pasta no OneDrive, meu sistema de sincronização de arquivos. Eu então contabilizo quantos trabalhos há a corrigir e qual o prazo eu tenho; minha universidade exige que as notas sejam disponibilizadas em até 10 dias úteis ou 48 horas antes da próxima avaliação, o que vier primeiro – ambos os critérios são bem razoáveis. Eu então faço a conta de quantos trabalhos há para corrigir em cada dia, conforme mostrado acima.
Para garantir o máximo de uniformidade, eu monto uma planilha de avaliação para cada trabalho:
Esta planilha é disponibilizada para os alunos durante a confecção do trabalho e está salva na mesma pasta onde guardei as submissões dos alunos. Há então uma nerdice pesada: eu uso um script que adiciona a planilha acima ao final de cada documento em PDF na mesma pasta:
#!/bin/bash
FILES=*.pdf
MODEL="Planilha de avaliação T4 ST1GEE1.pdf"
for f in $FILES
do
if [ "$f" != "$MODEL" ];
then
NEWFILE="Avaliação_$f"
echo "Processing file $f into $NEWFILE";
pdfunite "$f" "$MODEL" "$NEWFILE"
fi
done
Ao executar esse script na pasta dos trabalhos, eu tenho então uma lista de trabalhos, onde a última página é uma planilha para eu ir preenchendo conforme leio:
Ao longo dia de trabalho, vou lendo os trabalhos na ordem, e vou fazendo anotações ao longo do documento e na planilha ao final:
Eu faço anotações no app Documents da Readdle com o meu Apple Pencil 1a geração, e uso a cor verde para ser menos agressivo (dica que tirei do Presentations Field Guide).
Ao terminar todas as correções, faço o upload dos documentos modificados no Moodle de volta.
Como eu falei ontem: não é divertido, mas tento ser o mais justo possível.
Professores: como vocês lidam com essa tarefa?
Uma resposta em “Como eu corrijo trabalhos no iPad”
[…] Não posso continuar com esse ritmo de, além de ministrar todas as minhas aulas regularmente, corrigir 10 trabalhos de 10-15 páginas por dia E preparar mais aulas E desenvolver listas de exercícios E ainda estar […]