Eu sou cristão. Também sou pai, marido, professor, pesquisador, filho, irmão, nerd, tecladista, amigo, neto, sobrinho, tio, primo, corredor. Eu sou o Fábio, tudo isso ao mesmo tempo. Não há como compartimentalizar isso em blocos distintos ao longo do dia.
Hoje é Domingo. Na Missa, pedi perdão pelas vezes que não fui um bom pai ou marido. Também orei para que o Senhor me ilumine nessa semana que se inicia, cheia de trabalhos a corrigir, aulas a revisar, trechos de livros a estudar, listas de exercícios a preparar.
Não é meu papel evangelizar nas minhas aulas, mas é meu papel praticar o evangelho santificando meu trabalho. Deus me fez com muitos defeitos, os quais aceito em paz: sou explosivo, tímido, reajo mal a criticismo, sou muitas vezes inflexível. Mas também tenho certeza que o Senhor me deu muitas graças, incluindo a do trabalho: considero-me modernamente inteligente e acho que tenho um talento natural para estudar e ensinar Engenharia.
São Paulo escreveu:
Não ouso falar senão daquilo que Cristo realizou por meu intermédio[.]
Rm 14, 18
A minha preparação para as aulas é uma forma de honrar esse dom, e de agradecer por ter um emprego durante a pandemia, um verdadeiro privilégio. Atender os meus alunos com toda a minha atenção, para mim, é uma forma de ajudar os outros. Ser o mais justo na correção de avaliações é uma forma de praticar a justiça de que Jesus tanto fala. Escutar os alunos quando eles pedem para negociar a data de entrega de alguma tarefa, mesmo que isso atrapalhe um pouco o meu planejamento, é uma forma de amor ao próximo, de “morrer aos meus interesses”.
A caridade não é apenas depositar um dinheiro ou distribuir comida; isto é o básico que todos deveriam fazer. Nessa semana, você pode ir além e fazer algo no seu trabalho que lhe ajude a chegar na santidade, apenas pelo ato em si, sem se preocupar com recompensa?
de ajudar os outros?
2 respostas em “Santificar o trabalho”
Alguns anos atrás, depois de sair de uma crise depressiva, eu tentei buscar um propósito para a minha vida. E um dos que descobri, foi ajudar o próximo através do meu trabalho, desde as pessoas que estão ao meu redor, até o fato de fazê-lo bem para que possa gerar melhoria na vida de todos.
Obrigada pelo texto! Fez eu relembrar essa reflexão esquecida.
A propósito, sou funcionária pública, me orgulho de servir ao interesse público.
Olá Elaine, obrigado pelo comentário! Fico feliz de trazer uma reflexão positiva.