Melhorar o transporte público para quem usa transporta público, e não para quem vai de carro

Da Folha, interessante reflexão muitas vezes esquecida sobre transporte público, citando o urbanista Ricardo Montezuma:

É necessário melhorar o transporte público para quem usa o transporte público, sem pensar em quem usa o carro. É preciso evitar que o usuário de transporte público ache a qualidade ruim e queira mudar para o carro. O usuário do carro particular nunca vai deixá-lo por achar que os coletivos são bons. Você deve ter em mente que a imagem do transporte público é sempre ruim, em qualquer lugar do mundo. Mesmo na Suíça e Suécia, seus transportes públicos, excelentes, recebem notas ruins. Em geral, mesmo os bons sistemas recebem notas em torno de seis sobre dez.

O transporte público de Florianópolis tem melhorado muito, mas é preciso prestar atenção em algumas ineficiências. Eu moro do lado de uma grande avenida da cidade, a principal do meu bairro, e só existe uma linha que me leva até o terminal central, e ainda com menos de dez horários ao longo do dia. E para ir até a casa da minha namorada, um trajeto de mais ou menos 15 minutos de carro, também só existe uma outra linha, que não tem nem horário nos fins de semana.

(Eu sei, fugi dos meus temas habituais, mas este blog é sobre as coisas que eu faço e de que gosto e eu ando bastante de ônibus).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s