Categorias
Artigos

Para ser mais produtivo (e ter uma vida mais simples), confie na sua intuição

Na tentativa de fazer o meu trabalho da melhor maneira possível, eu estou sempre me debatendo entre dois caminhos:

  1. Seguir rotinas fixas (trabalhar um em programa de manhã, escrever artigos à tarde), ou
  2. Priorizar o que é mais importante a cada dia, mesmo que isso signifique sair da rotina.

Eu tenho seguir o caminho 1, mas hoje foi um dia que segui o caminho 2. Para fechar um excelente mês, eu quis terminar de estudar um livro sobre visualização de dados, e largar todo o resto. Por quê? Porque eu achei que devia ser assim.

Aqui vai uma dica para os que estão iniciando a carreira: quando em dúvida, priorize a sua intuição.

Não lembro onde li, mas sei que foi David Allen quem escreveu – provavelmente na última edição de A Arte de Fazer Acontecer – que uma das melhores maneiras de priorizar uma lista longa de tarefas é se basear na intuição. Na ausência de outros indicadores como prazos ou pressões de chefes, o que você realmente acha que precisa fazer? Se você tem esse sentimento interno forte, provavelmente é porque essa ação em si é de fato importante.

Em O Caminho do Artista, Julia Cameron escreve:

Sempre ouvi fortes apelos internos. Ordens de comando, como costumo chamar.

Sidney Lumet em Making Movies, falando sobre como ele escolhe os projetos quando alguém vai falar com ele sobre alguma ideia ou roteiro, e como ele decide "imprimir" os filmes quando está satisfeito com uma tomada (numa época em que os filmes eram literalmente impressos e revelados):

A primeira decisão, é claro, foi fazer ou não o filme. Eu não sei como outros diretores decidem. Eu decido completamente instintivamente, muita vezes após apenas uma leitura. Isto resultou em filmes muito bons e filmes muito ruins. Mas é a maneira com que sempre fiz, e estou velho demais para mudar agora. […] Mas o que me leva a dizer "Imprimir" é completamente instintivo. Às vezes eu o digo porque eu sinto dentre de mim que foi uma tomada perfeita, que nós nunca vamos melhorar. Às vezes é porque está piorando a cada tomada. Às vezes não é escolha.

(Tradução livre minha, e ênfase minha).

Em How to Take Smart Notes, Sönke Ahrens relata que um experimento mostrou vídeos de paramédicos iniciantes e experientes atendendo a instrutores da profissão. Os instrutores não conseguiram classificar: acharam que os reais iniciantes eram experts e vice-versa. Eles mediram o grau de expertise pelo seguimento das regras que foram ensinadas, o que é mais presente em quem recém começou a trabalhar. Experts desenvolvem a sua intuição e quase não pensam mais no trabalho, mas isso significa quebrar as regras quando a situação exige.

Como estou no Ano de Simplificar, preciso levar em conta que às vezes as rotinas de trabalho, as regras, atrapalham. Em vez de ficar alternando entre todos os meus projetos, hoje eu simplifiquei o meu dia priorizando finalizar um projeto importante (sem deixar de atender quem veio me procurar para dúvidas). Para o próximo mês que se inicia amanhã, sinto-me muito mais preparado, justamente com o tanto que estudei neste mês para projetos importantes.

Para o mês de março de 2023, o que a sua intuição diz que você deve priorizar?

Publicidade

Por Fábio Fortkamp

Pai do João Pedro, Marido da Maria Elisa, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina, católico devoto, nerd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.