Categorias
Artigos

Por que eu sempre comprei livros para a faculdade

Pergunte a qualquer pessoa que me conhece e você ouvirá: o Fábio ama livros, ao ponto de ser anti-social e ler na mesa enquanto outros compartilham dela (já não faço mais isso, pelo menos). Esse meu traço de personalidade está comigo desde a infância, e por isso nunca hesitei na faculdade em comprar livros. Aqui está por que eu acho que sempre vale a pena fazer isso.

Primeiro, vamos falar da realidade cruel: às vezes gastar com livros não é uma opção. Eu tive amigos que passavam fome na faculdade, fazendo de tudo para conseguir se manter numa cidade estranha e concluir o curso, mesmo com o esforço dos pais e auxílios estudantis. Felizmente, eles se formaram, alguns fizeram doutorado, e estão numa situação muito melhor. Se você conta dinheiro para comer e pagar aluguel, obviamente esse post não é para você. Aguente firme e peça ajuda; vai melhorar. Tente absorver o máximo possível de conhecimento, e você terá uma vida inteira para comprar os livros que marcaram a sua faculdade. Se achar que eu possa contribuir de alguma forma, entre em contato nos comentários.

Eu estou imaginando conversar com alguém de classe média, aluno de uma faculdade pública ou privada, que tem dinheiro para gastar com livros mas não sabe se vai servir para alguma coisa. Serve – ainda que dependa da sua personalidade e da sua visão para o futuro.

Livros que comprei durante a Graduação, Mestrado e Doutorado e que foram muito usados na minha carreira

Eu entrei na faculdade há 15 anos, e todos os livros que eu comprei e fui acumulando me acompanharam nesses anos, em diferentes projetos. Você pode argumentar que eu segui a carreira acadêmica e naturalmente uso mais livros que um engenheiro de chão de fábrica. Eu concordo, mas também não acho que meus papeis eram muito diferentes de um engenheiro qualquer. Eu participei de projetos de bancadas experimentais junto com outros técnicos, discutindo materiais e dimensões – e recorri ao meu livro de Projeto de Máquinas para revisar assuntos de engrenagens e projetos de eixos. Eu tive de conferir sistemas de medição, coisa que qualquer engenheiro que trabalhe com controle de qualidade precisa dominar – e recorri aos meus livros de Estatística e Metrologia. Antes de ser pós-graduando, eu era (e ainda sou) Engenheiro – só não ganhava direitos trabalhistas.

Agora, preparando aulas, eu sempre estou com um livro aberto perto de mim. É muito mais conveniente que ter de procurar por um PDF (muitas vezes de má qualidade), e tem muito mais garantia de estar correto que uma pesquisa rápida no Google. A informação está ali, de maneira didática, geralmente acompanhada de tabelas e figuras, para praticamente qualquer desafio que você enfrenta.

Minha visão de trabalho 70% do tempo

Há ainda o efeito de acumulação. Com um pouco de dinheiro gasto por semestre, ao final de uma faculdade você tem dezenas de livros à sua disposição, que podem lhe acompanhar por uma vida profissional. Você está entrando na sua profissão a sério.

Meu companheiro desde 2008

Sobre o dinheiro, como tudo nessa vida, é uma questão de prioridades. Independente do seu curso, você já deve conhecer os livros clássicos que são usados muitas vezes em mais de um semestre. Você pode pesquisar em fóruns ou grupos de ex-alunos, Amazon, Estante Virtual – livros usados são ótimos, e ainda geralmente já vêm com anotações do que outras pessoas acharam importante (o que para mim é uma feature, não um bug). Procure nas livrarias locais e nos sebos que ficam próxima à sua faculdade. Peça de presente. Vá em algumas festas a menos.

Você não quer levar a sua profissão a sério?

Por Fábio Fortkamp

Pai do João Pedro, Marido da Maria Elisa, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina, católico devoto, nerd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.