Categorias
Artigos

Preste atenção no seu trabalho!

Eu tenho uma característica de personalidade que é ao mesmo tempo uma bênção e uma maldição: eu penso demais em trabalho.

Isso já atrapalhou muito minha vida, é tema de discussão de terapia, mas já aceitei que está aqui na minha cabeça para ficar. Acho que com o tempo estou melhor em me desligar quando estou com minha família, ou quando vou correr, ou quando mergulho em algum tema de que gosto. Mas digo que essa faceta tem lados bons.

Eu caminho com meu filho todo santo dia em que não chove. Eu me esforço muito ativamente para conversar com ele, apontando as flores, os cachorros, os pássaros. Muitas vezes desabafo, explico em voz alta um problema para movimentar meu cérebro, ciente de que ele adora ouvir a minha voz (lembro uma vez em que consegui fazer ele dormir apenas contando uma história, um feito raríssimo para um bebê que só dorme embalado). Faço planos com ele, paro para tirar fotos.

Entretanto, frequentemente me pego apenas divagando, nós dois em silêncio. É nesses instantes também que penso em trabalho, o que dá resultados. Há algumas semanas, nós estávamos em Curitiba, e eu passeando com ele. De repente, num momento de silêncio, eu vejo uma loja de “turbinas para caminhões” – o acessório que faz um motor ser classificado como turbo. O que isso tem de mais? Eu ministro uma disciplina sobre motores turbo.

Alguns dias depois, fomos para Florianópolis, mas na volta para Joinville aconteceu a mesma coisa: divagando enquanto dirigia, notei uma outra loja de turbinas.

Resultado: ao preparar as aulas desse assunto, eu pesquisei as duas lojas, o que me levou a baixar vários catálogos de turbinas para mostrar a meus alunos como consultá-los.

Eu talvez já deveria ter tido essa ideia de arquivar catálogos, mas foi o estímulo visual, o ato de prestar atenção no meu trabalho que me fez ter melhores ideias.

Às vezes o que você precisa é prestar atenção no que você presta atenção.

Por Fábio Fortkamp

Pai do João Pedro, Marido da Maria Elisa, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina, católico devoto, nerd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.