Largando o vício em ar-condicionado

Eu tenho um sonho: viver uma vida sem reclamar de nada.

Acho que é normal estar insatisfeito com alguma coisa, e lutar para melhorar cada aspecto da nossa vida. O que não é normal é viver a vida externando todo tipo de frustração.

Estamos no verão, o que significa que os dias são quentes. Isso é inevitável. O que evitável é a torrente de reclamações:

  • “Meu Deus, que bafo!”
  • “Não aguento mais esse calor”
  • “Como alguém vive sem ar-condicionado?”
  • “Está muito quente para fazer qualquer coisa!”

Nesse verão, querido leitor, que tal adotar uma outra estratégia? Que tal aprender a condicionar o corpo a resistir melhor ao calor, e não sobrecarregar o condicionador de ar todo dia? Veja o que o um dos meus blogueiros favoritos, Mr. Money Mustache, tem a dizer sobre isso.

Como Engenheiro Mecânico, especialista em refrigeração ainda, eu sou totalmente favorável à tecnologia do condicionamento de ar. No meio da nossa cidade de concreto, com o sol derramando calor pelas nossas janelas, um condicionador de ar é essencial para manter o conforto de uma sala fechada cheia de gente. Imagine ir em uma loja, clínica ou shopping. sem ar condicionado? Até a minha paróquia, administrada por Franciscanos — conhecidos pelo seu respeito à simplicidade e austeridade nos gastos — instalou múltiplos aparelhos na Igreja Matriz.

O que acho que pode mudar é o hábito de se trancar no quarto, sozinho, para ver Netflix, com a temperatura do seu split no mínimo. Como é impossível o mundo ser 100% refrigerado, ao sair do quarto você vai previsivelmente falar um palavrão seguindo das reclamações acima.

Não é tão difícil. Abra bem a janela, mas instale cortinas (uma das melhores coisas que fizemos na minha casa para diminuir a radiação solar). Use um ventilador. Beba bastante água, e leve uma garrafa a todo lugar. E aproveite o dia lá fora! Passe protetor solar, use roupas claras e leves, e ao chegar em casa beba mais água ainda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.