Quando se comete um erro, acho que é melhor admitir e corrigir a tempo.
Há algumas semanas, eu disse que ia sair do WordPress.com e e manter o blog eu mesmo em um servidor, usando a versão self-hosted do WordPress (onde eu instalaria e faria manutenção no software). Fazia isso para ter mais controle e não pagar tanto pelos pacotes da plataforma atual. Disse também que isso ia demorar umas duas semanas.
Para pôr o resultado de uma maneira leve, o WordPress.org é uma bagunça. Comecei a fazer alguns testes, e poder modificar o blog da maneira que eu estava pretendendo é incrivelmente difícil. A estrutura de arquivos é complexa, a documentação existente é confusa, e o resultado das pesquisas no Google são em sua maioria para você comprar um tema pronto. Além disso, existem custos que eu não estava esperando, como sistemas anti-spam e backups (e com o WordPress não se pode descuidar da segurança, baseado em muitos artigos que li).
No fim das contas, trocar ia sair mais caro e eu não conseguiria ter o tal controle que eu queria, além de demorar muitas semanas para ter o resultado mais básico.
Por isso, eu mudei de ideia. Tudo fica como está. O WordPress.com está funcionando bem para mim, e vou tentar explorá-lo ao máximo para deixar o blog do meu jeito. Escrever aqui é uma das coisas que mais gosto de fazer, e não quero gastar minhas energias excessivamente com outras que não o próprio ato de escrever.
Peço desculpas aos meus leitores pela confusão, e espero que todos continuem seguindo o blog por email ou RSS. Nesse meio tempo produzi alguns textos que logo irão ao ar. Obrigado por ler FabioFortkamp.com, e agora de volta à programação normal.