Categorias
Artigos

Overdelivering: preparando aulas além do óbvio

Como projeto de tecladista, eu sou bastante fã do canal do YouTube do Milo Andreo, e neste vídeo ele mostra como ele gravou os teclados de uma música para um produtor americano:

Eu lembrei desse vídeo enquanto estava preparando uma aula para a disciplina de Máquinas Térmicas, principalmente quando Milo fala de overdeliver: entregar para seu “cliente” mais do que era pedido, como um “excesso de qualidade”.

Hoje nossa aula foi sobre cálculos de transferência de calor em reações de combustão. Assunto nem muito complicado nem muito fácil, que requer muitas contas mecânicas mas não permite muitas análises interessantes; se escrever isso já parece chato, imaginem minha cabeça ao perceber que eu estava me encaminhando para uma aula chata. Como posso melhorar?

Eu já falei sobre melhorar 1% minhas aulas em relação ao semestre anterior. Nesse caso em particular desta aula de hoje, a minha maneira de melhorar foi overdelivering: não se ater aos cálculos chatos termodinâmicos, mas entrar na transferência de calor dos motores em si. Esse calor todo que calculamos: como ele é removido? Como funciona o “resfriamento por água” dos motores? Como a temperatura é controlada? A aula não era sobre isso, era sobre Termodinâmica, mas ficou muito mais rica quando misturamos Transferência de Calor (Adrian Bejan fala em vários livros seus que a separação do estudo de assuntos térmicos em disciplinas separadas atrapalha o entendimento).

Não quero aqui supor que sou o melhor professor do mundo, o que não sou. Quero só propor para mim e para os leitores: vamos todos dar um salto na qualidade do nosso trabalho?

Por Fábio Fortkamp

Pai do João Pedro, Marido da Maria Elisa, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina, católico devoto, nerd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.