Este é parte de uma série de posts onde mostro meus planos para meu quarto semestre como professor de Engenharia Mecânica. Sugestões nos comentários são bem vindas!
Posts anteriores:
Essa é a uma de duas disciplinas optativas que ministro, geralmente cursadas pelos estudantes que estão para se formar. Aqui estudamos usinas termelétricas e sistemas de geração de vapor.
O que tem dado certo em Geração de Energia I
Pouca coisa, sinceramente, e essa disciplina é a que mais precisa ser melhorada.
Um ponto positivo é que essa disciplina é uma oportunidade de integrar conhecimentos diversos de outras disciplinas. Em um semestre, nós:
- Desenhamos um ciclo termodinâmico adequada para uma usina;
- Calculamos quanto de ar e combustível é necessário para fazê-la funcionar;
- Dimensionamos o tamanho dos trocadores de calor, das bombas, e da chaminé;
- Escolhemos materiais e válvulas.
Certamente deve ajudar muito sair da faculdade tendo essa visão geral de um projeto desse porte (ainda que bastante simplificado).
Desafios atuais em aulas remotas de Geração de Energia I
Essa disciplina está muito pesada. Como falei acima, é bem legal poder integrar tudo em um curso só, mas os alunos (e o professor) ficam exaustos.
Aulas remotas são menos efetivas na transmissão de conhecimento, na minha percepção, e é preciso baixar um pouco a dificuldade. Nas aulas, devo tratar dos assuntos com mais calma, e explorar mais exemplos, ainda que seja necessário cortar alguns tópicos.
Aqui o problema é similar a Transferência de Calor e Massa I: preciso pensar sobre e introduzir maneiras computacionais de calcular propriedades de fluidos, para não ficar lendo tabelas na aula, e usar melhor ferramentas computacionais para resolver exercícios de projeto.
Em 2021-2, meu planejamento é quebrar disciplina em duas partes: uma etapa de aulas remotas, focada nos cálculos termodinâmicos e de combustão (que deve ser mais fácil pelos alunos já terem experiência de outras disciplinas), e uma presencial introduzindo o dimensionamento e seleção de equipamentos, consideravelmente mais complexa em que discussões ao vivo devem ajuda bastante.
Três passos que pretendo implementar para melhorar a disciplina de Geração de Energia I
- Utilizar ferramentas computacionais, incluindo Aprendizado de Máquina, para tornar a análise de problemas de projeto e cálculo mais dinâmica;
- Rebalancear a dificuldade das avaliações, e promover mais listas de exercícios de treinos;
- Eliminar alguns conteúdos para ter mais tempo de discutir os projetos.
Os leitores acham que são boas ideias?