Categorias
Diário de viagem

Diário de viagem em Darmstadt – Dia 1

Estou aqui em Darmstadt para participar do maior congresso da minha área, e resolvi fazer um experimento não antes tentado aqui neste blog: documentar meu diário de viagem.

A experiência de chegar em Darmstadt

Eis algo que os leitores precisam conhecer sobre mim: eu não gosto de andar de avião. Como eu moro em Florianópolis, ir para a Europa geralmente envolve três trajetos aéreos: um para Rio ou São Paulo, outro para um aeroporto de entrada no continente europeu, e possivelmente um terceiro trajeto. A melhor parte dessa viagem é que basta ir para o Aeroporto de Frankfurt.

Abre parênteses: presenciei muito estrangeiros nos Aeroportos de Florianópolis e São Paulo, e em todos os casos em que eles precisaram interagir com alguém, o funcionário não soube falar inglês, e ainda usou a técnica bizarra de falar português mais alto e devagar para se fazer entender. Sei que existem muitas questões socioeconômicas por trás disso, mas parece-me que esses dois aeroportos privatizados têm mais que condições de ensinar inglês aos seus colaboradores, já que receber pessoas é o seu negócio. Fecha parênteses.

Minha experiência de vôo foi boa, e o Aeroporto de Frankfurt estava vazio. Desenferrujei meu alemão e perguntei onde pegávamos o ônibus para Darmstadt, e está bem escondido. O trajeto do aeroporto para Darmstadt custa EUR 8,70, mas o trajeto é tranquilo e o ônibus é bem confortável.

Primeiras impressões

Não consegui tirar muitas fotos por causa do horário e do cansaço, mas Darmstadt parece ser muito agradável. Estamos localizados bem ao lado da Estação Central (Hauptbahnhof), e inclusive já fiz algo que adoro fazer quando viajo: fazer umas comprinhas de lanches para ter no hotel e conhecer um supermercado local.

Também já matei a saudade da comida alemã com um típico Schnitzel (filé de porco empanado):

Esse prato é da cervejaria Braustübl; abstive-me de cerveja para cumprir a promessa para minha adorável esposa de não-preciso-beber-todo-dia-só-porque-estou-viajando. Mas o lugar é muito bom e tipicamente alemão, acompanhando inclusive da grosseria usual dos germânicos ao atender pessoas.

***** 
Ao longo da próxima semana, pretendo mostrar mais coisas da minha viagem. Fiquem ligados!

Por Fábio Fortkamp

Pai do João Pedro, Marido da Maria Elisa, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina, católico devoto, nerd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.